Especialização

Especialização
Aula

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Registro do Projeto Brincando com Poesias

Com o Projeto Brincando com Poesias, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer alguns autores da literatura poética, como Vinícius de Moraes, josé paulo Paes e Cecília Meireles.
Trabalhando  com as poesias, as crianças além das leituras realizadas em sala de aula, também liam juntos em casa com a família.
A professora explorou o brincar, construindo os brinquedos a partir dos textos apresentados durante as aulas, e, em seguida desenvolvia atividades lúdicas no ambiente interno da Creche Jk e em espaços externos do mesmo bairro. Foram aulas  bem participativas e envolventes!
Durante a culminância, no Sarau Poético,os alunos recitaram as poesias estudadas e outras criadas por eles.
Tivemos também como produto final, a noite de autógrafos. O livro construído por eles foi apresentado à comunidade escolar. Foi um momento  muito especial!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Projeto Pedagógico - Sarau Poético

          O Projeto Brincando com Poesias foi idealizado pela Professora Maria Betânia, da Creche Municipal Jk, para ser desenvolvido com a sua turma de Alfabetização.






Projeto Pedagógico

UMA FERRAMENTA PAR APRENDER A PENSAR

O trabalho com projetos é uma estratégia pedagógica que pode ser utilizada na Educação Infantil com excelentes resultados. O projeto é um processo criativo, tanto para as crianças quanto para os professores. Nas palavras das professoras Maria Carmem Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Hour, autoras do livro projetos Pedagógicos na educação infantil, permite as crianças aprender a estudar, pesquisar, exercer a crítica, argumentar, enfim, pensar.

COMO APRONFUNDAR O TRABALHO COM PROJETOS
Com algumas estratégias simples, os projetos podem tornar-se experiência complexa, envolvente e intelectualmente expansiva que os professores desejam.
. Estreitar o tópico;
. Construir um conhecimento de base;
. Integrar conteúdo e currículo;
. Enfatizar conversas instrutivas;
. Incorporar provocações;
. Estabelecer compromisso com o trabalho com projetos.
Revista Pátio – Educação Infantil
Ano III- Janeiro/Março 2010-08-26
Nº 22

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tecnologia

Estádio de futebol. Na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foram dispostos telões que transmitem a cobertura televisiva.
As inovações tecnológicas vem cada vez mais interferindo nas partidas. Muitas vezes, é possível perceber imprecisões nas decisões do árbitro. A televisão, e os recursos de alta resolução de vídeo demonstram para o telespectador todas as nuances de uma partida em tempo real. Assim é possível visualizar diversos ângulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de arbitragem, os jogadores, e os torcedores em campo não poderiam ver.[94][95]
Recentemente na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha foram dispostos telões de grandes dimensões nos estádios. As imagens televisivas permitem à torcida rever detalhes ampliados das jogadas. Porém, os lances polêmicos não são mostrados em replays nos telões dos estádios. Também, os árbitros estão usando um discreto sistema rádio-comunicador durante a jogo que permite a troca de informações entre a equipe de arbitragem.[96][97]
Outro aspecto importante no desporto e por conseguinte no futebol vem sendo o emprego de tecnologia para a análise dos jogos através da utilização de scouts. O antes utilizado scout com papel e caneta já vem sendo substituído pelo emprego de sistemas computadorizados que são capazes até de fornecer dados em tempo real para técnicos, imprensa e torcedores.[98]

WIKIPÉDIA E WIKICIONÁRIO

Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Futebol
Association football history.png
Olímpico desde:1900 (Masculino)
1996 (Feminino)
Desporto:Futebol
Praticado por:Ambos os sexos
Recorde mundial
Campeão olímpico
Pequim 2008
Homens
Flag of Argentina.svg Argentina
Mulheres
Estados Unidos Estados Unidos
Campeão mundial
África do Sul 2010 (Masculino)
Alemanha 2011 (Feminino)
Homens
Flag of Spain.svg Espanha
Mulheres
Japão Japão
O futebol,[1] (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições.[2] É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.[3]
O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.[4]

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 
Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
Outros nomesProclamação da Independência
ParticipantesDom Pedro de Alcântara
José Bonifácio
Maria Leopoldina de Áustria
LocalizaçãoRiacho do Ipiranga, São Paulo, Brasil
Data7 de setembro de 1822 (189 anos)
ResultadoSeparação política entre Brasil Colônia e Portugal e instituição do Império do Brasil.

PESQUISA WEBQUEST

BRAVA GENTE, BRASILEIRA!

O hino da Independência do Brasil não tem origem comprovada. Sua autoria é atribuída ao imperador D. Pedro I, mas este fato chegou a ser negado por alguns. É certo, porém, que o hino, tal como é cantado hoje, tem a música de autoria de Pedro I e letra de Evaristo da Veiga, que em 16 de agosto de 1822 escreveu os versos intitulados Hino Constitucional Brasiliense, posteriormente, foram efetuados acréscimos e algumas modificações. Há duvidas também quanto à data da composição da música. Sabe-se, porém, que esta data é posterior a 07 de setembro de 1822, uma vez que nos primeiros tempos após a independência a música executada era a de Marcos Portugal com os mesmos versos de Evaristo da Veiga.
A partir de 1824, a musica de autoria do imperador passou a substituir o hino de Marcos Portugal, no entanto no período de 1831 a 1922 voltou a ser executada a musica de Marcos Portugal. Anos mais tarde, o então ministro da Educação, Gustavo Capanema, nomeou uma comissão composta por Villa-Lobos, Assis Republicano, Luís Heitor e Francisco Braga, para corrigirem os hinos brasileiros de acordo com os originais. Ressurgiu, então, o Hino da Independência, tal como foi escrito pelo imperador e Evaristo da Veiga, e como é conhecido hoje.



webquest

NOVAS POSSIBILIDADES PARA O APRENDIZADO!!!!!!

WEBQUEST É UMA METODOLOGIA DE PESQUISA NA INTERNET, VOLTADA PARA O PROCESSO EDUCACIONAL, ESTIMULANDO A PESQUISA E O PENSAMENTO CRÍTICO.É UM MUNDO INTEIRO DE INFORMAÇÕES. BASTA ACESSÁ-LO PARA GRANDES NAVEÇÕES!!!

SUCESSO NAS PESQUISAS!

domingo, 17 de julho de 2011

Paula fernandes

REFLEXÃO


Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.

Folhas secas

                                                      FOLHAS SECAS


"Ah! se viver fosse fácil não teríamos tantas dores e problemas espalhados em todos os cantos do planeta.

A dor visita a cada uma das pessoas com tarefas que as vezes, a primeira vista, parecem injustas demais, mas que acabam sendo necessárias para o amadurecimento do ser humano.



Problemas são como as folhas de uma árvore imensa que sempre vão cair, de uma maneira ou outra, num ciclo sem fim, o que muda é a forma como recolhemos essas folhas, ou como tratamos os problemas, pois muitas vezes deixamos as folhas acumularem-se pelo chão, sem dar importância devida para o monte que vai se formando, e quando vemos, as folhas já tomaram conta do chão, dos cantos, frestas e até dos quintais vizinhos.



Junte as folhas diariamente, cate seus problemas e resolva-os, removendo o que não serve mais, separando o que é importante e o que não é.



Folhas muito secas podem ser queimadas rapidamente, assim como os problemas pequenos, que muitas vezes damos importância demais, aumentando-os sem ao menos pensar em uma solução, paralisados pelo medo.



Não espere o Outono chegar e derrubar todas as folhas de uma vez, mantenha seu jardim da vida sempre limpo, cultive flores (otimismo), regue com bom humor, espalhe as sementes (caridade) por todos os jardins, e receba da própria natureza os lucros de sua dedicação: cheiro de terra molhada, cores e perfumes das flores, frutos que alimentam e paz que preenche o espírito.


Problemas são folhas de árvores, você é o jardineiro e Deus o semeador da vida, e a vida pede cuidados diários."



FIQUE COM ELE.





QUE ELE SEMPRE CUIDARÁ DE VOCÊ.

                                              UM ABRAÇO,

                                                              Fátima Felix


















quinta-feira, 9 de junho de 2011

Será que isto é muito difícil? Bom, mais do que saber se a máquina funciona, quero utilizá-la sem medo.




O texto Causar impacto ou fazer escolhas? reflete sobre  a realidade do ser humano,  sobre o que somos, que atitudes e decisões tomamos no cotidiano. Se estamos com isto sendo coerentes ou incoerentes. Podemos em alguns momentos da vida fazer escolhas bobas, insignificantes, levando em consideração as aparências, ou seja, maquiando o verdadeiro sentido da sua personalidade. Em outras situações, escolhas com valores significativos, contribuindo socialmente e adquirindo resultados consistentes. É importante que cada indivíduo com suas habilidades e competências busque de forma coerente, criar, recriar e inventar, buscando sempre atingir as suas metas com sucesso. O ideal é buscar sempre o conhecimento sem medo de errar.

terça-feira, 7 de junho de 2011

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE COMUNICAÇÃO

Aprender a Conhecer
Esta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”. Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência. Contudo, deve existir a preocupação de despertar no estudante, não só estes processos em si, como o desejo de desenvolvê-los, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor. O ideal será sempre que a educação seja encarada, não apenas como um meio para um fim, mas também como um fim por si. Esta motivação pode apenas ser despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades, dificuldades e idiossincrasias dos estudantes, capazes de lhes apresentarem metodologias adequadas, ilustradoras das matérias em estudos e facilitadoras da retenção e compreensão das mesmas.

Apenas a brincar


Quando me virem a montar blocos
A construir casas, prédios, cidades
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender sobre o equilíbrio e as formas
Um dia, posso vir a ser engenheiro ou arquitecto.

Quando me virem a fantasiar
A fazer comidinha, a cuidar das bonecas
Não pensem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a cuidar de mim e dos outros
Um dia, posso vir a ser mãe ou pai.


Quando me virem coberto de tinta
Ou a pintar, ou a esculpir e a moldar barro
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a expressar-me e a criar
Um dia, posso vir a ser artista ou inventor.

Quando me virem sentado
A ler para uma plateia imaginária
Não riam e achem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a comunicar e a interpretar
Um dia, posso vir a ser professor ou actor.

Quando me virem à procura de insectos no mato
Ou a encher os meus bolsos com bugigangas
Não achem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a prestar atenção e a explorar
Um dia, posso vir a ser cientista.

Quando me virem mergulhado num puzzle
Ou nalgum jogo da escola
Não pensem que perco tempo a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a resolver problemas e a concentrar-me
Um dia posso vir a ser empresário.

Quando me virem a cozinhar e a provar comida
Não achem, porque estou a gostar, que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a seguir as instruções e a descobrir as diferenças
Um dia, posso vir a ser Chefe.

Quando me virem a pular, a saltar a correr e a movimentar-me
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender como funciona o meu corpo
Um dia posso vir a ser médico, enfermeiro ou atleta.

Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola
E eu disser que brinquei
Não me entendam mal
Porque a brincar, estou a aprender.
A aprender a trabalhar com prazer e eficiência
Estou a preparar-me para o futuro.
Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar.

Anita Wadley

WIKIPÉDIA


Neste dia...
7 de Junho:
  • 1494 - Os reinos de Portugal e de Castela assinam o Tratado de Tordesilhas (na imagem), dividindo entre si o Novo Mundo.
  • 1929 - A Cidade do Vaticano torna-se um Estado soberano com a assinatura do Tratado de Latrão.
  • 1991 - O Monte Pinatubo entra em erupção, originando uma coluna de 7 km de cinzas.
Nasceram neste dia…
  • 1491 - Jacques Cartier, explorador francês (m. 1557).
  • 1848 - Paul Gauguin, pintor francês (m. 1903).
  • 1981 - Anna Kournikova, tenista russa.
Morreram neste dia…
  • 1329 - Roberto I, rei da Escócia (n. 1274).
  • 1870 - Marquês de Olinda, primeiro-ministro do Império do Brasil (n. 1793).
  • 1954 - Alan Turing, matemático britânico (n. 1912).

Elaboração e edição de texto: 'Writer'

Criar uma tabela, com nome e notas de seus alunos, como um boletim; ou elaborar uma tabela com um cronograma de suas atividades nos próximos três meses, mencionando a atividade, as datas de início e fim, os responsáveis, o material de apoio, o local de realização (cada tópico em uma coluna), ou de acordo com sua criatividade.
                                                                              

AVALIAÇÃO DO 1º BIMESTRE

NOME
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS

       Aline
9,0
8,5
9,0
9,5
8,5
       Beatriz
7,5
8,5
8,5
7,0
8,0
Camila
9,5
9,0
9,5
9,5
9,0
Danilo
8,5
8,0
7,5
9,0
8,5
       Eli
6,5
7,0
8,0
7,5
8,0
Fagner
9,0
9,0
8,5
9,5
9,0
 Gabriela
7,5
8,0
8,0
9,0
8,5

CORREIO ELETRÔNICO

3 de junho de 2011
Caro leitor, aqui estão os destaques de VEJA desta semana.
VEJA.com - veja@abril.com.br

Edição da semana (n° 2220 - 8 de junho de 2011)

Anatomia da corrupçãoUm relatório da Polícia Federal mostra como espertalhões desviam e desperdiçam o suado dinheiro dos brasileiros
Índice da edição

APRENDER A FAZER COM AS TECNOLOGIAS

Projeção do Vídeo:
Do sonho aos Ares: Santos Dumont


      O vídeo apresentado remete a um dos maiores desafios que o homem já conseguiu realizar. Com sabedoria e determinação, Alberto Santos Dumont, o grande inventou brasileiro, atingiu os seus objetivos que ficaram eternizados na história da aviação.
     Com o passar do tempo, ele projetou, construiu e voou.
     Não foi fácil executar os seus projetos. Para cada experiência realizada, surgiam expectativas e frustrações. Para cada obstáculo, uma solução. Desistir não estava em seus planos. 
     Diante de várias tentativas ele mostrou que o impossível pode tornar-se possível, desde que você acredite na sua capacidade de criar e recriar, vencendo assim, as suas próprias limitações e conquistando o seu espaço.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Os quatro pilares da Educação

Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
A educação deve favorecer o aprender a fazer, ou seja, preparar o indivíduo para a aquisição de competências mais amplas para que sejam capazes de enfrentar e resolver situações problemas vivenciadas no cotidiano.