Especialização

Especialização
Aula

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Garatujas



A partilha de paixões quando é contada na 1ª pessoa tem sempre algo de encantador e foi esse encantamento que a Ana ontem nos passou.

Começamos por saber que a paixão da Ana são as crianças ("de uma forma legal", como o Jorge citou J.P. Simões). Para nos demonstrar a sua paixão, a Ana decidiu apresentar-nos um tema que de tão simples se torna complicado analisar: os desenhos das crianças, ou tecnicamente as Garatujas.

Para as crianças, dizer-lhes que o seu desenho é bonito ou o que significa é algo extremamente vazio. O desenho de uma criança é uma manifestação de estado de espirito (não se espantem em ver recorrentemente o sol a sorrir nos seus desenhos, as crianças são tendencialmente felizes) e através dele podemos descobrir os seus interesses ou prioridades.

Ao analisar uma garatuja é importante termos noção das suas fases de evolução. As garatujas podem ser desordenadas (de riscos dispersos, de vai vem, de leque ou de novelo), controladas (de duplo controlo, escritinhas, mandala ou girino) ou com nome.
É deste modo que a criança atinge a fase ideoplástica, fazendo a figura humana evoluir do girino para homem batata, homem palito ou homem estrada.Gostava de vos falar sobre as caracteristicas desta fase mas sem as imagens que a Ana disponibilizou torna-se de dificil compreensão e algo maçador.

Agora que já sabemos observar uma garatuja, a Ana decidiu apresentar-nos o projecto Poesia ia ia, no qual algumas crianças com toda a liberdade criativa uniram a expressão visual à poesia gerando estes exemplos de Arte:








Nenhum comentário:

Postar um comentário