Especialização

Especialização
Aula

quinta-feira, 10 de maio de 2012


Como socorrer pessoas em casos de engasgamento
Quando acontece um engasgamento, há duas situações em que a vítima se pode encontrar: ainda consegue respirar, ou está com as vias respiratórias completamente obstruídas.
Instruções
No primeiro caso, o que se deve fazer logo é tranqüilizar a vítima para evitar que perca o controle da respiração e que a situação se torne ainda mais grave. Depois, deve-se fazer a vítima tossir de forma a tentar expulsar o corpo estranho, ajudando ao mesmo tempo com breves mais vigorosas palmadas nas costas. Deve-se também comprimir o tórax e o abdômen e se nada disto resultar, a vítima deve ser levada imediatamente ao hospital mais próximo.
Mas socorrer pessoas em casos de engasgamento pode ser mais complexo se as vias respiratórias estiverem obstruídas Nesse caso é preciso agir de outra forma. Nomeadamente: chamar de imediato uma ambulância, e enquanto o socorro não chegar, tentar expulsar o corpo estranho executando manobras de compressão abdominal e torácica. Caso as manobras não surtam efeito, deve abrir-se a boca da vítima de engasgamento, tentar localizar o objeto que está a impedir a passagem do ar e se possível tirá-lo.
Mas também há coisas que não deve fazer quando socorrer pessoas em casos de engasgamento. Para começar, nunca deve tentar retirar a causa do engasgamento com a mão ou com um objeto se a vítima for uma criança e ainda conseguir respirar espontaneamente. No caso do adulto só deve tentar retirar o objeto que está a bloquear a garganta se tiver absoluta certeza que sabe onde está localizado. E por último, a compressão abdominal não deve ser realizada em determinados grupos de pessoas: crianças com menos de um ano de idade e mulheres grávidas. Nesses casos deve comprimir-se o tórax.
Os bebês são um caso particular de engasgamento e devem ser socorridos segurados pelo abdômen com a cabeça para baixo, mantendo firme a cabeça e segurando o queixo com a mão, e dando quatro ou cinco palmadas nas costas. E se isto não resultar vire o bebê de frente para si, e com dois dedos faça quatro compressões suaves no tórax. Depois deve fazer boca a boca (ou neste caso boca-nariz) e repetir as manobras anteriores. Não deve parar até que a criança retome o seu estado normal ou até que chegue o socorro médico necessário. E muito importante, vá sempre fazendo as manobras de respiração para que a criança não perca oxigenação. Se seguir estes conselhos, poderá ter tempo de evitar o pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário